domingo, 11 de setembro de 2011

Das primeiras impressões e de como elas quase sempre estão erradas.

Por mais que me digam que isso não é linear e as coisas nem sempre são "preto no branco", sempre fui uma pessoa para quem as primeiras impressões de alguém são complicadas de mudar. Já me aconteceu, de duas maneiras. Uma pessoa por quem não gostei nas primeiras vezes que acabou por se tornar alguém com algum peso na minha vida e mais do que uma vez, pessoas que eu achei excelentes na primeira vez e acabei por deixar de achar assim tão excelentes. Foram situações pontuais e geralmente custa-me bastante mudar a primeira impressão que tenho de uma pessoa, coisas que nem sempre são correspondentes, mas pronto, um dos meus muitos defeitos a melhorar. E a verdade é que geralmente erramos ou precipitamos-nos nas primeiras impressões que tiramos e infelizmente aconteceu-me isso neste estágio, em que a minha primeira impressão foi completamente errada e mudou logo a seguir. O que no primeiro dia  (quando me mostraram as instalações e apresentaram as pessoas) me pareceu fantástico, em que as pessoas me pareceram simpáticas e bastante acessíveis mudou rapidamente no primeiro momento de trabalho a sério.
 Começou pelo facto de ser uma empresa bastante conceituada na minha área e com fama de ser uma das melhores, se não mesmo a melhor e quando chego lá percebo que aquilo vive basicamente à custa de estagiários... como só aceitam por pelo menos três meses, em duas semanas ensinam o principal e depois disso é mão de obra gratuita o resto do tempo. Mas pessoas que vivem à custa de estagiários assume-se que os tratem bem, mas não, nem isso. São arrogantes, fazem-nos sentir completamente ignorantes e fazem questão de mostrar que é isso mesmo que acham de nós... um bando de estudantes ignorantes e inúteis que estão ali para os fazer perder tempo.  Uma delas chegou mesmo a dizer a uma colega minha que também está  lá a estagiar que "não tem paciência para ensinar estagiários e que ninguém lhe paga para isso". É triste, é mesquinho e isto sim, é a verdadeira ignorância. E a sério que eu queria ver como é que eles se safavam sem estagiários com a quantidade de trabalho que têm. Sou daquelas pessoas que acham que um sorriso, umas palavras simpáticas e um acolhimento  caloroso motivam logo um estagiário e o fazem dedicar-se muito mais, mas ali só nos sabem faltar ao respeito de duas em duas frases, discutir connosco (ás vezes mesmo aos gritos) com erros que nem sequer cometemos... mas claro, que quem tem culpa é sempre o estagiário mesmo que tenha estado a 5km de lá quando aquilo aconteceu. Se não fosse a minha avaliação estar em causa e já os tinha mandado para um sítio bem bonito. E a sério que é uma pena, pessoas como estas darem uma imagem péssima a uma das principais empresas da área.
Já fiz vários estágios... em todos eles continuo a manter contacto com algumas pessoas, saímos juntos algumas vezes, em todos eles tive um acolhimento fenomenal e uma pena imensa de me vir embora. Todos eles me fizeram crescer profissionalmente e me fizeram ter vontade de me dedicar a 100% e "vestir a camisola". E isso tudo devido à atitude fantástica que sempre tiveram comigo. 
E desanima-me e desmotiva-me completamente que pela primeira vez num estágio, ao fim da primeira semana já esteja completamente farta e sem perceber como é que vou aguentar três meses daquele inferno sem dar em maluca e sem lhes faltar ao respeito da mesma forma que eles passam o tempo a faltar-me a mim e aos restantes estagiários. 
Rezem por mim, meus amigos. Rezem para que eu não dê em serial killer nos próximos três meses porque já faltou bem mais para isso! 


3 comentários:

  1. Fogo, realmente :/ Muitoooo boa sorte!

    ResponderEliminar
  2. Faço votos para que a tua primeira impressão depressa se confirme e que essa semana não tenha passado de apenas uma má semana!! Vida de estagiário não é fácil por diversas razões... mas não o devia ser pelas que aí explicas! :s

    Conseguir um bom "patrono" preocupado em ensinar... e não em explorar... é, hoje em dia, difícil de conseguir, embora no meu período de estágio, felizmente, tenha tido essa sorte!! E que sorte, acredita!!

    Enquanto estagiária, cabe-te a ti dar-lhes mostras do teu mérito e valor... tudo fazendo para contrariar essa mentalidade de que estagiário serve para trabalhar a qualquer custo!! E acredito que conseguirás!! Boa sorte, Catarina! :p

    ResponderEliminar
  3. eu por acaso também me fio muito nas primeiras impressões e até hoje só tive desilusões com algumas pessoas que me pareceram muito porreiras e depois se mostraram autênticos lixos

    ResponderEliminar