sábado, 3 de setembro de 2011

Vá lá pessoas, façam-me só esse favorzinho pequenino que não vos custa mesmo nada!

Queridas pessoas, evitem dar erros como:
- "conhesi" (conheci) ,
- "façao" (façam),
-"deseijo" (desejo),
-"acerdito" (acredito),
- "veijo" (vejo),
-"comeso" (começo),
- "dificel" (difícil),
- "qrias" (querias),
-"impercionado" (impressionado),
- "amao" (amam),
-"poblicam" (publicam).

Eu sei que estou a armar-me ao pingarelho, a ser chata como tudo e uma picuinhas do pior, mas erros deste género é coisa para fazer desacreditar imediatamente da opinião de uma pessoa, porque simplesmente associo estes erros a ignorância (eu sei que o cu não tem nada a ver com as calças, mas o psicológico é uma cena tramada!)
Não vos estou a pedir que sejam os próximos Fernando Pessoa, nem sequer que consigam escrever um texto de escrita criativa de 1500 palavras sobre reactores nucleares e o seu impacto nos lémures da África do Sul em menos de uma hora, só peço que não dêem erros básicos e que não assassinem ainda mais o português do que ele já foi assassinado, 'tadito do moço! É que é daquelas coisas que me faz querer andar a bater com a cabeça nas paredes. 
Por favor?  *olhos de gato-das-botas-do-shrek*

(Sim, eu sei que também não sou perfeita e de vem em quando também dou erros, mas falta de distracção é uma coisa completamente diferente do que falta de conhecimento.)

8 comentários:

  1. Só esses erros e o "vou ir". :$
    Gostei do "*olhos de gato-das-botas-do-shrek*". :D

    Beijinhos (:

    ResponderEliminar
  2. mas o pior é mesmo quando dizem: fizes-te (fizeste, que não há outra solução possível) ou começas-te (quando na frase só pode ser começaste). NÃO SUPORTO

    ResponderEliminar
  3. Também me irrita bastante quando confundem "à" com "há". Bastava pensar um pouco para não fazerem esse erro...

    ResponderEliminar
  4. @ Catarina: Pois, essas expressões também são qualquer coisa :p

    @ Kate: Fico contente. Obrigada :)

    @ mari: É completamente um corta interesse. Não consigo achar interessantes pessoas que dão estes erros básicos.

    @ Mariana F. / Jessie: Sim, erros de hífen e de "h" também são coisas que me tiram do sério. Quer dizer, são regras básicas da Língua Portuguesa.

    ResponderEliminar
  5. Pois estas como eu, esses erros deixam-me logo de "pé atrás" fico completamente "desiludida" e acho que estes erros já não tem razão de ser, bolas, a malta já fez pelo menos 12 anos de escola, e 12 anos é muita fruta

    ResponderEliminar
  6. E falta os famosos: estives-te, o fizes-te... esse então mata-me. Sobretudo quando são pessoas com um curso superior a fazê-lo. É mesmo triste é...

    ResponderEliminar