segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

And so this is Christmas...

Natal é passar o dia 24 de um lado para o outro, arranjar a mesa, acender a lareira, preparar a louça, fazer sobremesas, ter tudo pronto para receber a família que não é nada pequena, cá em casa. É comer bacalhau cozido com batatas e couve e arroz de polvo feito pela mãe, que é a melhor cozinheira doméstica que este mundo já viu. É ela deixar-me inventar na sobremesa, porque o bacalhau tem de ser cozido e acabou-se aí a  história, é a tradição. 
Sou eu e a  minha irmã a discutirmos sobre qual de nós vai pôr a mesa, acabar sempre ela primeiro e eu ir logo de seguida porque depois me fico a sentir mal. O que faz com que este Natal tenha um sabor ácido lá no fundo, porque ela pela primeira vez vai passar a consoada com a família do meu cunhado e eu nunca passei um Natal sem ela. 
É chegar toda a gente e ninguém se conseguir ouvir entre os risos, as discussões parvas e as conversas altas. É abrir as prendas ás 10h e pouco porque os avós estão cansado demais para esperar pela meia noite. É distribuir as prendas aos berros, porque nós somos uma família que fala alto e bater palmas de cada vez que uma é aberta. 
É ir para a cama exausta de não ter parado o dia todo. 
É acordar no dia 25, estrear a roupa de Natal e começar tudo de novo. Desta vez com almoço e jantar, mais uma vez toda a gente. É passar a tarde a jogar e a trocar receitas, a fofocar enquanto os avós dormem no sofá da sala. A lareira acesa mais uma vez. Comida e doces até não aguentarmos mais. 
É mais uma vez ir para a cama exausta e aquele sentimento agridoce que já acabou o Natal e o conforto que  foi igual a sempre, exactamente como deve ser. 
Por isso, não, o meu Natal não é sinónimo de prendas. Elas estão lá, mas mais importantes do que elas é a família  a confusão, os doces, a comida, o licor caseiro do tio, a lareira acesa, os hábitos que nunca mudam entre nós. 

Para vocês, pequenas bolachas de gengibre, Feliz Natal!!! 
Vocês continuam a ser os meus favoritos!

2 comentários:

  1. O meu Natal é parecido eheheh Feliz Natal :D

    ResponderEliminar
  2. aqui está uma das melhores descrições de natal que vi este ano. Desejo-te um natal cheio de coisinhas boas :)

    ResponderEliminar