sexta-feira, 12 de junho de 2015

10 Coisas que aprendes quando chegas á idade adulta.

1.       Vai haver sempre dias maus. Não porque tu os tenhas provocado, não porque os mereças. Apenas porque sim.
Vai haver dias em que sujas a roupa com café ao pequeno-almoço, em que te atrasas para o trabalho, em que o metro miraculosamente avaria, em que os teus colegas estão de mau humor, em que tu estás de mau humor, em que vai chover e pela primeira vez te esqueceste do chapéu. Não há nada que possas fazer quanto a isso: apenas vai para cama e esquece. Amanhã será melhor.


2.       Há pessoas que nunca vão gostar de ti e pessoas de que tu nunca vais gostar. Não faz mal. Isso não faz de ti (ou delas) má pessoa. É apenas uma questão de compatibilidade. Desde que te lembres sempre que o respeito é sempre essencial, não percas horas de sono com isso. Não tentes provar aos outros aquilo que tu és. Porque por cada pessoa com quem não sejas compatível, vai haver sempre outras pessoas fantástica com quem podes contar.

3.       A tua família vai ser sempre o teu maior apoio, não lhes largues a mão. Seja essa família biológica ou “formada pela vida”, não há sentimento melhor do que teres a segurança de que tens alguém para te dar a mão nos momentos mais negros. Aprendes que nem todas as amizades resistem ao tempo e quem nem todas as pessoas que entram na tua vida ficam para sempre. Mas as que resistem? Essas vão-te fazer ver que no final valeu sempre a pena.

4.       Aquele sentimento que tens antes de um teste ou de uma avaliação importante, nunca vai desaparecer. Descobres que vais ser avaliado durante o resto da vida, apenas de uma forma diferente. Aquele nervoso miudinho vai-te acompanhar sempre, e isso é bom: significa que nunca paras de crescer. E a sério, nunca pares.

5.       Vais perceber que alguns dos teus sonhos nunca se vão realizar, mas que há outros pelos quais deves continuar a lutar. (Não te preocupes, tu vais saber distingui-los). Mas nunca desistas de todos os teus sonhos: a vida é muito mais emocionante e motivadora quando tens um objetivo pelo qual lutar.

6.       Aprendes que uma boa gestão financeira pessoal e um orçamento bem definido, apesar de serem coisas chatas como tudo e que não têm nada de divertido, vão ser os teus melhores amigos. Nada como teres tudo controlado e não teres de fechar os olhos com medo de cada vez que vais a um multibanco.

7.       Nunca pares de te educar ou de aprender. Apesar de nunca teres as respostas todas (não, lamento, nunca vai acontecer), o saber não ocupa lugar. Apesar da Trash Tv ser muito boa quando queres dar umas boas risadas, nunca pares de ler um bom livro, ouvir boa musica, sair a rua e aproveitar o que a tua cidade de te oferece, e ver um bom programa de TV. O conhecimento nunca vai ser uma coisa má.

8.       Nunca deixes de sentir empatia. Infelizmente vais aprender que não podes dar esmola a todos os pedintes, não podes dar casa a todos os sem-abrigo, não podes alimentar todas as crianças e não podes salvar todos os animais abandonados. Mas não deixes que isso te impeça de tentar fazer o máximo que consegues. Ajudar o próximo, também nunca vai ser uma coisa má. Um dia podes ser tu o próximo que precisa de ser ajudado.

9.       Senso-comum, respeito e compreensão são as melhores palavras que podes aplicar no teu dia-a-dia. Às vezes não conseguimos (eu e todos os restantes adultos incluídos), mas dá o teu melhor. Tenta ser a melhor pessoa que conseguires, todos os dias. Senão tenta ser o Batman. O Batman é sempre fixe.


10. Correndo o risco de parecer um daqueles pósteres inspiracionais: A vida é uma coisa fantástica. Não é perfeita, há dias maus, há alturas negras em que só queres enfiar-te na cama e desistir. Há pessoas más só porque sim. Há coisas más a acontecerem todos os dias. Mas também há pessoas fantásticas que se vão cruzar contigo. Há momentos perfeitos. Há dias inesquecíveis. Há sonhos que se realizam. Por isso aproveita o que podes, só tens esta! 

10 comentários:

  1. São todas coisas muito importantes e que nos fazem pensar no que realmente importa e aquilo de que a vida é feita

    ResponderEliminar
  2. Não poderia estar mais de acordo :) Revi-me em cada palavra...

    ResponderEliminar
  3. Uau! Mesmo o que eu precisava de ouvir! :)

    http://photographybyvania.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Nem mais nem menos, não diria melhor =)

    Beijinho*

    ResponderEliminar